3 maneiras eficazes de promover sua Loja Online no Pinterest!
Konnichiwaa fadinhas e elfos! Como estão? Dessa vez o tema da publicação será sobre esta rede social chamada Pinterest! Você acabou de lançar sua loja online e está com dificuldades para obter tráfego ou vendas? Conheça 3 principais estratégias eficazes para promover sua loja online no Pinterest também! Let's go?
Quando se trata de marketing online de qualquer tipo, um grande foco (quer você esteja promovendo conteúdo, produtos ou qualquer outra coisa) é colocado no tráfego que você recebe para seu site.
Embora os números não sejam tudo, seria ingênuo pensar que podemos fazer vendas, ganhar leitores ou qualquer outra coisa sem ter tráfego para nosso site.
Depois de dedicar grande parte do trabalho que faço online para ajudar os blogueiros e empreendedoras iniciantes, observei que a maioria das clientes que encomendaram um design comigo, me encontraram no Pinterest.
Conseguir tráfego para uma loja online (e, portanto, fazer vendas) é um pouco diferente de conseguir tráfego para um blog. E essa diferença se reflete principalmente no fato de que você está tentando promover produtos em vez de conteúdo útil.
Ao fazer algumas pesquisas no Pinterest, também descobri três fatos interessantes que fizeram do Pinterest a plataforma de mídia social para você que é dono de uma loja online:
Então, agora mais do que nunca, o Pinterest é a plataforma ideal para mostrar seus produtos e ficar na frente de seus clientes ideais.
O Pinterest funciona como uma biblioteca visual de ideias, um mecanismo de pesquisa e um cofre de favoritos ao mesmo tempo, tornando-o o local ideal para promover e mostrar os produtos que você tem em sua loja online.
Em outras palavras, as pessoas acessam o Pinterest procurando ideias de looks e decoração de quarto, por exemplo. Depois de digitá-lo na barra de pesquisa, eles são apresentados a colunas de fotos e produtos relacionados.
A partir daqui, as pessoas gostam de salvar suas ideias e produtos favoritos marcando-os em seus quadros/pastas (um processo que resulta em aumentar o alcance desses pins porque eles estão sendo compartilhando ativamente).
Então, não só as pessoas estão compartilhando pins o tempo todo (uma ação chamada “repinning”) para poder organizá-los em suas pastas, mas eles realmente usam esses pins como inspiração e, como mostraram as estatísticas do início do post, eles chegam a fazer compras com base nos pinos que encontram.
Como as chances são de que seus próximos clientes já estejam no Pinterest procurando produtos como os que você vende em sua loja, tudo o que você precisa fazer é mostrar seus itens no Pinterest. Aqui está como você faz isso:
Primeiro, certifiquei-me de que tanto o título quanto a descrição desses quadros reflitam sobre o que eles tratam, para facilitar para as pessoas encontrá-los. (Esse processo também é conhecido como otimização de SEO do Pinterest porque o Pinterest funciona como um mecanismo de pesquisa.)
De começo crie pastas para cada tipo de produto que vende.
Depois disso, comece fixar seus produtos nas pastas certas e a adicionar uma descrição detalhada para cada pino à medida que avança. (Pode ser um processo lento – mas você precisa ajudar o Pinterest a descobrir sobre o que são seus pins e escrever descrições de pins faz exatamente isso.)
Para criar mais chances de compartilhar seus produtos e atrair seus clientes, você também precisa criar outros painéis relevantes onde compartilhará o conteúdo de outras pessoas ao lado do seu. Por exemplo, crie quadros como “Ideias de presentes para amantes de café”, ou ''Inspirações de looks para entrevistas'' dependendo do seu foco.
Crie painéis que são relevantes para o seu público (como Inspirações de looks, famosos com roupas parecidas” se é decoração, tente decoração para quarto pequeno, algo que é muito pesquisado no Pinterest), essa pasta não precisa necessariamente contribuir com um conteúdo seu, esse é apenas para dar ao Pinterest e ao seu público um pouco mais de contexto e motivos para seguir sua conta.
Ao fazer isso, não apenas estará selecionando conteúdo para seu público, mas também estará criando oportunidades para mostrar seus produtos ao lado de outros produtos relevantes (o que fortalece seu SEO ao mesmo tempo, então o Pinterest começará a mostrá-los para as pessoas que estão pesquisando esses termos).
Outros tipos de perfis que são ótimos no Pinterest e que podem ajudá-lo a mostrar seus produtos além das pessoas que seguem, são os grupos do Pinterest .
São pastas em que vários pinners são convidados e marcados como colaboradores para que todos possam fixar nessa pasta, mesmo que não o tenham criado. Por exemplo, esta pasta chamada "Awesome Gifts" tem vários colaboradores permitido compartilhar ideias de presentes (assim, seus produtos!).
Se você vende joias, uma pasta em grupo sobre jóias feitas à mão terá um desempenho melhor para você participar de um tema geral.
Conteúdo útil, informativo ou inspirador é muito popular no Pinterest.
Então, por que não criar conteúdo que mostre seus produtos, resolva um problema para seu público ou ofereça seus produtos como solução para esse problema?
De tutoriais a guias de presentes e postagens “como fazer”, o conteúdo faz milagres e oferece a você uma oportunidade incrível de mostrar os recursos de seus produtos e dizer a seus potenciais compradores por que eles precisam do que você vende.
Promover postagens de um blog junto com seus produtos no Pinterest também faz uma tremenda diferença e ter esse conteúdo no seu site também tem um benefício duplo, porque o Google também adora conteúdo (portanto, seu SEO também melhora).
Criar conteúdo não se refere apenas ao conteúdo escrito. Outro tipo incrível de conteúdo que você pode criar para mostrar melhor seus produtos são as fotos de estilo de vida de seus produtos .
Em vez de sempre ter seus produtos em um fundo branco, tente postar fotos de estilo de vida deles (se forem roupas – mostre-as em um modelo, se forem cremes – faça uma composição flatlay) no Pinterest enquanto estiverem em uso. Isso despertará a curiosidade das pessoas e aumentará as chances de seus pins serem salvos e clicados!
Seja criativo e comece a selecionar algumas imagens de estilo de vida para seus produtos! O Pinterest também aconselha isso!
Você precisa criar oportunidades para que seus clientes e visitantes do site sigam você no Pinterest . Uma maneira muito simples de fazer isso é adicionar seu link do Pinterest ao lado de outros links de mídia social em seu site ou em seus e-mails.
Mas se você quiser garantir que as pessoas vejam e realmente reservem um tempo para clicar no botão seguir, você pode fazer algumas coisas para tornar sua presença no Pinterest mais visível em seu site, como:
Além disso, é uma maneira muito simples e fácil de aumentar sua conta do Pinterest, porque quem tem mais probabilidade de amar seus pins do que as pessoas que passam tempo em seu site?
Redes Sociais do Sweet Magic: Facebook | Instagram | Bloglovin | Pinterest * Até mais, Kissus
Fontes/Créditos: Pinterest, Estatísticas Shopify, Decorauso, Ufashionshop, Natura, @𝚜𝚔𝚢𝚕𝚊𝚛𝚜𝚊𝚛𝚊𝚑𝚑, Blogging Mode.
Como usar o Pinterest para gerar vendas para sua loja online
Quando se trata de marketing online de qualquer tipo, um grande foco (quer você esteja promovendo conteúdo, produtos ou qualquer outra coisa) é colocado no tráfego que você recebe para seu site.
Embora os números não sejam tudo, seria ingênuo pensar que podemos fazer vendas, ganhar leitores ou qualquer outra coisa sem ter tráfego para nosso site.
Depois de dedicar grande parte do trabalho que faço online para ajudar os blogueiros e empreendedoras iniciantes, observei que a maioria das clientes que encomendaram um design comigo, me encontraram no Pinterest.
Conseguir tráfego para uma loja online (e, portanto, fazer vendas) é um pouco diferente de conseguir tráfego para um blog. E essa diferença se reflete principalmente no fato de que você está tentando promover produtos em vez de conteúdo útil.
- Por que o Pinterest?
- Os usuários quando pesquisam qualquer produto especifico o Pinterest já adiciona um botão chamado ''Comprar'', clicando nele, você verá vários produtos e diferentes lojas, usando bem e se mantendo ativo no Pinterest, você pode se destacar e aparecer nessa aba.
- Os usuários do Pinterest estão mais dispostos a comprar que os usuários de qualquer outra plataforma de mídia social. As pessoas preferem comprar seu produto depois de vê-lo no Pinterest do que se o viram no Facebook. 98% das pessoas pesquisadas dizem que experimentam coisas novas com base no que encontram no Pinterest. A maioria das pessoas os usa para descoberta de produtos. Na verdade, 80% dos pinners semanais dizem que descobriram uma nova marca ou produto enquanto navegavam no Pinterest.
- Os pedidos do Pinterest em dispositivos móveis aumentaram 140% nos últimos dois anos , o que significa que, se seus pins estiverem no lugar certo, você terá muitas chances de gerar vendas reais com o Pinterest (sem mencionar todo o tráfego e o reconhecimento da marca você está ficando em cima disso).
Então, agora mais do que nunca, o Pinterest é a plataforma ideal para mostrar seus produtos e ficar na frente de seus clientes ideais.
Se você está lendo isso, mas não está familiarizado com o funcionamento da plataforma, dê uma olhada rápida nas postagens abaixo, porque o que vou abordar vai além do básico do Pinterest.
- Como eu consegui 2 milhões de views em 2 meses!
Feito isso, sua melhor aposta é criar sua conta, otimizar seus pins e aumentar sua presença no Pinterest.
Depois de entender como trabalhar o Pinterest, é hora de ajustar um pouco sua estratégia e otimizá-la para promover sua loja online de acordo com minhas 3 principais estratégias eficazes para gerar vendas com o Pinterest.
Essa dica é mais técnica e talvez menos estratégica, mas é muito importante para começar a usar o Pinterest de forma profissional. Para passar desta etapa, você precisa certificar-se de marcar as três caixas a seguir:
Embora um pouco técnico, esse passo é essencial para estabelecer uma base sólida para sua presença no Pinterest e começar com o pé direito. Não vou entrar em mais detalhes do que isso, mas se você estiver interessado em saber mais, siga o blog que iriei postar mais sobre
Feito isso, sua melhor aposta é criar sua conta, otimizar seus pins e aumentar sua presença no Pinterest.
Depois de entender como trabalhar o Pinterest, é hora de ajustar um pouco sua estratégia e otimizá-la para promover sua loja online de acordo com minhas 3 principais estratégias eficazes para gerar vendas com o Pinterest.
1. Criando uma conta comercial no Pinterest
- Criar uma conta de perfil BUSINESS (ou muda de pessoal para comercial se criou uma conta comercial pessoal). Uma conta comercial permitirá melhores análises e melhores recursos.
- Reivindicar seu site. Você pode descobrir como fazê-lo aqui . Esta parte permite que o Pinterest saiba que você é o proprietário do seu site e loja online e, portanto, quando você fixa algo do seu domínio, é provável que eles tenham um desempenho melhor do que se uma conta aleatória os fixasse.
- Ativar Rich Pins (ou pins ricos de produtos) . Você pode descobrir como fazê-lo aqui . Rich Pins permitem que o Pinterest extraia um pouco mais de informação, portanto, dá aos seus produtos uma chance maior de serem encontrados. Os Rich Pins de produtos, em particular, também mostram o preço de seus produtos, se eles estiverem em estoque e outras informações úteis (veja o exemplo abaixo).
Embora um pouco técnico, esse passo é essencial para estabelecer uma base sólida para sua presença no Pinterest e começar com o pé direito. Não vou entrar em mais detalhes do que isso, mas se você estiver interessado em saber mais, siga o blog que iriei postar mais sobre
2. Apresentando seus produtos no Pinterest
O Pinterest funciona como uma biblioteca visual de ideias, um mecanismo de pesquisa e um cofre de favoritos ao mesmo tempo, tornando-o o local ideal para promover e mostrar os produtos que você tem em sua loja online.
Em outras palavras, as pessoas acessam o Pinterest procurando ideias de looks e decoração de quarto, por exemplo. Depois de digitá-lo na barra de pesquisa, eles são apresentados a colunas de fotos e produtos relacionados.
A partir daqui, as pessoas gostam de salvar suas ideias e produtos favoritos marcando-os em seus quadros/pastas (um processo que resulta em aumentar o alcance desses pins porque eles estão sendo compartilhando ativamente).
Então, não só as pessoas estão compartilhando pins o tempo todo (uma ação chamada “repinning”) para poder organizá-los em suas pastas, mas eles realmente usam esses pins como inspiração e, como mostraram as estatísticas do início do post, eles chegam a fazer compras com base nos pinos que encontram.
Como as chances são de que seus próximos clientes já estejam no Pinterest procurando produtos como os que você vende em sua loja, tudo o que você precisa fazer é mostrar seus itens no Pinterest. Aqui está como você faz isso:
- CATEGORIZE SEUS PRODUTOS EM PASTAS
Primeiro, certifiquei-me de que tanto o título quanto a descrição desses quadros reflitam sobre o que eles tratam, para facilitar para as pessoas encontrá-los. (Esse processo também é conhecido como otimização de SEO do Pinterest porque o Pinterest funciona como um mecanismo de pesquisa.)
De começo crie pastas para cada tipo de produto que vende.
Depois disso, comece fixar seus produtos nas pastas certas e a adicionar uma descrição detalhada para cada pino à medida que avança. (Pode ser um processo lento – mas você precisa ajudar o Pinterest a descobrir sobre o que são seus pins e escrever descrições de pins faz exatamente isso.)
- MOSTRE SEUS PRODUTOS EM OUTRAS PASTAS RELEVANTES
Para criar mais chances de compartilhar seus produtos e atrair seus clientes, você também precisa criar outros painéis relevantes onde compartilhará o conteúdo de outras pessoas ao lado do seu. Por exemplo, crie quadros como “Ideias de presentes para amantes de café”, ou ''Inspirações de looks para entrevistas'' dependendo do seu foco.
Crie painéis que são relevantes para o seu público (como Inspirações de looks, famosos com roupas parecidas” se é decoração, tente decoração para quarto pequeno, algo que é muito pesquisado no Pinterest), essa pasta não precisa necessariamente contribuir com um conteúdo seu, esse é apenas para dar ao Pinterest e ao seu público um pouco mais de contexto e motivos para seguir sua conta.
Ao fazer isso, não apenas estará selecionando conteúdo para seu público, mas também estará criando oportunidades para mostrar seus produtos ao lado de outros produtos relevantes (o que fortalece seu SEO ao mesmo tempo, então o Pinterest começará a mostrá-los para as pessoas que estão pesquisando esses termos).
Outros tipos de perfis que são ótimos no Pinterest e que podem ajudá-lo a mostrar seus produtos além das pessoas que seguem, são os grupos do Pinterest .
São pastas em que vários pinners são convidados e marcados como colaboradores para que todos possam fixar nessa pasta, mesmo que não o tenham criado. Por exemplo, esta pasta chamada "Awesome Gifts" tem vários colaboradores permitido compartilhar ideias de presentes (assim, seus produtos!).
Se você vende joias, uma pasta em grupo sobre jóias feitas à mão terá um desempenho melhor para você participar de um tema geral.
3. Criando conteúdo em torno de seus produtos
Conteúdo útil, informativo ou inspirador é muito popular no Pinterest.
Então, por que não criar conteúdo que mostre seus produtos, resolva um problema para seu público ou ofereça seus produtos como solução para esse problema?
De tutoriais a guias de presentes e postagens “como fazer”, o conteúdo faz milagres e oferece a você uma oportunidade incrível de mostrar os recursos de seus produtos e dizer a seus potenciais compradores por que eles precisam do que você vende.
Promover postagens de um blog junto com seus produtos no Pinterest também faz uma tremenda diferença e ter esse conteúdo no seu site também tem um benefício duplo, porque o Google também adora conteúdo (portanto, seu SEO também melhora).
Criar conteúdo não se refere apenas ao conteúdo escrito. Outro tipo incrível de conteúdo que você pode criar para mostrar melhor seus produtos são as fotos de estilo de vida de seus produtos .
Em vez de sempre ter seus produtos em um fundo branco, tente postar fotos de estilo de vida deles (se forem roupas – mostre-as em um modelo, se forem cremes – faça uma composição flatlay) no Pinterest enquanto estiverem em uso. Isso despertará a curiosidade das pessoas e aumentará as chances de seus pins serem salvos e clicados!
Aproveite e veja essa postagem também: Sabe o que é Flat Lay? Aprenda a criar um Flat Lay perfeito!
Seja criativo e comece a selecionar algumas imagens de estilo de vida para seus produtos! O Pinterest também aconselha isso!
Extra: Crie oportunidades para as pessoas seguirem você no Pinterest
Você precisa criar oportunidades para que seus clientes e visitantes do site sigam você no Pinterest . Uma maneira muito simples de fazer isso é adicionar seu link do Pinterest ao lado de outros links de mídia social em seu site ou em seus e-mails.
Mas se você quiser garantir que as pessoas vejam e realmente reservem um tempo para clicar no botão seguir, você pode fazer algumas coisas para tornar sua presença no Pinterest mais visível em seu site, como:
Crie um widget do Pinterest para exibir sua conta ou sua atividade (eles vêm com um grande botão vermelho seguir). Você pode adicionar esses widgets na barra lateral da sua loja, nas postagens do seu blog ou no rodapé do seu site.
Além disso, é uma maneira muito simples e fácil de aumentar sua conta do Pinterest, porque quem tem mais probabilidade de amar seus pins do que as pessoas que passam tempo em seu site?
E por hoje é só, gostou da postagem?
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Fontes/Créditos: Pinterest, Estatísticas Shopify, Decorauso, Ufashionshop, Natura, @𝚜𝚔𝚢𝚕𝚊𝚛𝚜𝚊𝚛𝚊𝚑𝚑, Blogging Mode.