O que é costest, cosplan e cosmaker?
Konnichiwaa fadinhas e elfos! Como estão? Hoje vou explicar 3 palavras muito usadas na comunidade cosplayer, que as vezes quem não tem muito contato, acaba boiando e não entendendo exatamente o que é! E essas são, costest, cosplan e cosmaker. Vem conhecer melhor! Lets go?
O que é costest?
Costest vem de Costrial, ou seja, experimento. É quando a pessoa está experimentando um cosplay antes de estrear. Normalmente, é o momento onde você experimenta um pouco de sua roupa, na maioria das vezes, a maquiagem e os acessórios, e tira algumas selfies para testar como fica, o que você gosta e o que não gosta, e se você precisa mudar algumas coisas para o resultado final.
O que é cosplan?
Cos vem de cosplay e plan vem de Planner, é o ato de planejar. Nesse caso é o planejamento do cosplay. Qual personagem vai escolher, o que vai precisar fazer, o que vai precisar comprar e entre outros. Abaixo estou deixando uma pequena lista do que precisa ser pensado de acordo com um cosplan perfeito:
- Brainstorm: Na tradução, chuva de idéias. O momento de reunir vários personagens que lembra ou gosta.
- Identificar: Refletir se algum desses personagens você se identifica, consegue se imaginar e interpretar bem.
- Listar: Listar tudo que vai precisar para preparar a roupa ou acessórios.
- Desenhar: Muitos cosplayers fazem suas próprias roupas e acessórios, nesse caso, é bom preparar um desenho.
- Priorizar: Escolher apenas 1, e começar sem distrações. Fazer uma coisa de cada vez.
- Pesquisar: Na hora de comprar perucas, lentes, roupas, pesquise muito se a loja é confiável!
Sobre lentes importadas com grau ou sem, recomendo a Pinky Paradise. Utilize o código ''sweetmagic'' e ganhe um presente surpresa!
O que é cosmaker?
Cos vem de cosplay, e maker de criar/fazer. Ou seja, é o ato de fazer a roupa e criar os acessórios do cosplay, como por exemplo, varinhas, máscaras, armaduras e etc. Os cosmakers profissionais podem utilizar máquinas diferenciadas, como lixas automáticas, caneta aquecida, máquina de costura e utilitários de mercearia. Criam seus próprios moldes, e alguns ganham a vida vendendo o que produzem ou ensinando.